top of page
Critica por: Pablo Cruz Vieira                                                                08/01/2021

Rockteer - O Filme (1991)

Rocketeer é um filme que lembra aqueles seriados antigos, onde temos o mocinho, a namorada do mocinho, um cientista/inventor (que sempre ajuda o mocinho) e o vilão. Por mais que essa estrutura seja bastante usada/manjada o filme como entretenimento funciona bem. Como dizem por aí, não é nenhuma Brastemp mas entrega 1h48minutos de diversão.

 

Para os menos avisados, o filme é uma adaptação de uma História em Quadrinhos. Apesar de não ser um herói muito conhecido no Brasil, a HQ tem um certo charme. Conta a história do piloto de aviões Cliff Secord que, em 1938, possui um sonho de ser um famoso piloto acrobático e vencer os grandes torneios da categoria. Tudo muda quando seu avião é danificado no primeiro vôo. Há uma perseguição entre policiais e bandidos e, no tiroteio, o avião é atingido e Cliff precisa fazer um pouso de emergência. Tentando despistar da polícia, um dos bandidos esconde uma espécie de mochila com propulsor a jato (que permite o usuário voar) num dos aviões que está no galpão. O bandido é capturado mas não confessa onde escondeu o artefato. Cliff ao entrar no galpão e inspecionar o avião, encontra essa mochila. Tem início o surgimento de um novo herói, Rocketeer. Um herói cujo único poder é voar mas, naquela época, é uma invenção fantástica e um poder que nenhum homem possuía.

 

Ao invés de entregar a polícia (FBI), Cliff prefere ficar com a mochila para poder ganhar um dinheiro e construir um novo avião. Nesse ponto, ele passa a ser perseguido por bandidos e por um famoso astro de Hollywood com objetivos escusos, além do FBI, que querem reaver a geniosa invenção.

 

Como todo bom filme de ação e aventura, há personagens legais: o inventor e amigo (Peevy) que construiu o avião de Cliff e ajudou na descoberta de como usar a “mochila a jato”, Jenny a namorada de Cliff e aspirante de atriz em Hollywood, um astro de Hollywood (Neville Sinclair) ligado a nazistas, o capanga Lothar (uma espécie de faz-tudo do sr. Sinclair) e o inventor, piloto e diretor de cinema Howard Hughes (esse um personagem que realmente existiu).

É claro que nem tudo é perfeito em Rockteer. Embora seja um filme que garante a diversão, existem vários furos no roteiro. A principal é a verdadeira motivação de um famoso astro de Hollywood ao se associar ao Nazismo. Por que isso? Outro problema é a grande dificuldade dos bandidos e do FBI para reaver a mochila. Por que tanta dificuldade mesmo sabendo da localização de Cliff e do sr. Peevy? Mas, enfim, no cinema de entretenimento, precisamos descontar inúmeros deslizes, principalmente, se o filme e a HQ são uma clara homenagem aqueles seriados antigos e ingênuos que faziam tanto sucesso no auge de Hollywood.

 

Para concluir, é preciso avisar que ninguém irá encontrar a pirotecnia e os fantásticos efeitos especiais dos filmes atuais de super-heróis em Rockteer. O filme foi feito em 1991, uma época incipiente em termos de adaptações de HQs para o cinema. Porém, não é um problema porque a própria história não requer um filme com grande orçamento. Então, prepare a pipoca e o refrigerante porque Rocketeer é uma adaptação muito legal de uma HQ eficiente criada pelo roteirista e desenhista Dave Stevens em 1982.

 

P.S. Vale a pena também descobrir as referências a atores e personagens famosos do cinema dos anos 30 e 40. Além de Howard Hughes, podemos ver o ator Clark Gable, o humorista W.C. Fields. A namorada de Cliff, Jenny, é uma clara homenagem do criador Dave Stevens a famosa pin-up Bettie Page.

Rocketeer Movie Poster.jpg

Poster Original do filme Rockteer (1991)

bottom of page