top of page
Resenha por: Carlos Elias                                                      20/01/2021

HQs de Avatar: A lenda de Aang

Durante um bate-papo com os membros da Sol Quadrinho sobre anime, lembro-me de ter sido perguntado qual dos animes que eu assisti que mais gostei, e eu automaticamente  respondi: Avatar - A lenda de Aang (no original: Avatar -The Last Airbender)! E um amigo me perguntou se eu estava brincando.

 

Fiquei com uma dúvida depois dessa conversa. Será que realmente Avatar era o melhor anime que eu já havia assistido, ou era apenas uma lembrança nostálgica? Resolvi então assistir novamente a série, acompanhado dessa vez de minhas três filhas e da minha esposa, e ao perceber a empolgação que o desenho causava tanto nos adultos quanto nas crianças eu definitivamente concluí que sim, Avatar foi o melhor anime que já assisti!

 

Sei que os otakus mais fervorosos pararam de ler o artigo no parágrafo acima, mas para aqueles que ainda estão interessados no texto... Eu sei que Avatar não é um anime genuíno por se tratar de uma produção estadunidense, e talvez tenha sido por isso que me agradou.

 

Os animes japoneses costumam ter um roteiro arrastado, intercalando drama e ação com umas pitadas de humor de vez em quando, o que particularmente já me agradou bastante e hoje já não me agrada tanto. Nas últimas décadas, alguns desenhos animados estadunidenses vêm experimentando roteiros que funcionam por camadas, existindo visivelmente uma camada infantil, divertida, alegre e até mesmo boba, às vezes, porém há algumas outras camadas mais profundas que discutem assuntos que vão prender a atenção dos adultos de uma forma surpreendente. A primeira vez que percebi isso foi assistindo Samurai Jack, e depois em Hora de Aventura, Steven Universo e muitas outras animações que seguem esse padrão.

 

Em “Avatar: A lenda de Aang” há discussões filosóficas, sociológicas e até mesmo religiosas, que são colocadas de forma sutil e agradável, ao ponto de alcançarem até mesmo o público infantil.

 

A série teve seu último episódio exibido pela  Nickelodeon em julho de 2008, e em 14 de abril de 2012 estreou “Avatar: A lenda de Korra”, série derivada que dava continuidade aos eventos acontecidos em “Avatar: A lenda de Aang”. Porém o que pouca gente sabe é que entre as duas produções existe uma série em quadrinhos que liga alguns eventos de “A lenda de Korra”  à “lenda de Aang”.

 

Em 2012 a Nickelodeon em parceria com a Dark Horse Comics lançou uma série de trilogias dando continuidade às aventuras de Aang. As primeiras cinco histórias são escritas por Gene Luen Yang (com supervisão dos criadores da série de TV, Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko) e desenhadas pela equipe de artistas Gurihiru. São elas: “A Promessa”, “A Busca”, “A Fenda”, “Fumaça e Sombra” e “Norte e Sul”. Em dezembro de 2018, foi lançado “Desequilíbrio”, tendo Faith Erin Hicks no posto de roteirista e Peter Wartman como desenhista.

 

Infelizmente essas HQs não foram lançadas no Brasil, e para ter acesso a elas recorri ao famigerado scan e assim mesmo, só encontrei os 3 primeiros arcos.

 

O roteiro de Luen Yang é muito bom e segue com bastante fidelidade o original, o desenho segue o estilo da animação, com traços simples e suaves, também fiel ao original. As revistas foram criadas para dar respostas que ficaram em aberto no anime, e cumpre bem essa função, sendo desta forma uma boa pedida para quem é fã da série e está a fim de novas histórias do Avatar Aang.

 

Existem também, algumas revistas que foram lançadas durante o período em que a série de TV estava sendo exibida, com histórias paralelas aos eventos da animação e outra  série de HQs que dá continuidade às histórias da Avatar Korra, que infelizmente ainda não consegui ler.

Referencias:

https://mundoavatar.tumblr.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Avatar:_The_Last_Airbender_(quadrinhos)

 

   

  • YouTube
  • Instagram

© 2020 Sol Quadrinhos. 

bottom of page